Santos, FelíciaCorseuil, Carlos Henrique Leite2019-09-242019-09-242019-05http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9316Este trabalho se propôs a avaliar o efeito do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a frequência escolar das adolescentes que se tornaram mães, comparando-as às adolescentes sem filhos. O estudo foi realizado a partir dos dados do Censo Demográfico 2010 e usou as abordagens quantitativa e qualitativa para a discussão. Na quantitativa, primeiramente, estimou-se, a partir do modelo logit, o efeito marginal médio da maternidade sobre a frequência escolar, com dados individuais estratificados por cada mesorregião. Logo após, foi identificada a relação entre a incidência do PBF, por mesorregião, sobre as estimativas encontradas na primeira etapa. Os resultados indicaram que o PBF tende a ser mais efetivo em aumentar a frequência escolar das meninas que não são mães, relativamente às que o são. As narrativas capturadas em entrevistas semiestruturadas feitas com jovens mães, residentes no Distrito Federal e cadastradas pelo programa, corroboram o resultado encontrado e adicionam elementos qualitativos importantes à discussão do evento.porAcesso AbertoOs Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar das mães adolescentes beneficiadasTexto para Discussão (TD) 2477 : Os Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar das mães adolescentes beneficiadasWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)AdolescentesJovens que não Frequentam a EscolaGravidezProgramas GovernamentaisLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Gravidez na adolescênciaBolsa FamíliaFrequência escolar