Barros, Pedro SilvaCarneiro, Helitton Christoffer2025-06-302025-06-302024-12BARROS, Pedro Silva; CARNEIRO, Helitton Christoffer. Chancay, o Brasil e a América do Sul: considerações sobre o megaporto peruano e a integração da infraestrutura regional. Boletim de Economia e Política Internacional. Efeitos da ascensão econômica da China sobre outros países e regiões do mundo. Brasília, DF: Ipea, n. 40, p. 131-156, set./dez. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/bepi40art6https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17381Este artigo tem por objetivo analisar as potencialidades do porto de Chancay como alternativa logística para o Brasil – e para outros países da América do Sul – considerando-se as sinergias entre o megaporto peruano e a infraestrutura e logística sul-americana. Avalia-se o atual momento da governança regional em infraestrutura na América do Sul, desde a perspectiva brasileira. A partir da análise de informações geoespaciais e estatísticas econômico-comerciais, foram identificadas as limitações das ligações diretas entre os principais centros produtivos do Brasil e o megaporto de Chancay. Apresentam-se possibilidades de articulação logística entre a América do Sul e a Ásia-Pacífico, tanto em governança como em infraestrutura. Por fim, a título de considerações finais, o artigo esboça os próximos movimentos para a relação entre a América do Sul e a China, que encontram consonância com a atual política externa brasileira.porAcesso AbertoChancay, o Brasil e a América do Sul : considerações sobre o megaporto peruano e a integração da infraestrutura regionalJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)PortosPolítica ExteriorLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Porto de ChancayIntegração da infraestrutura regional sul-americanaLogísticaRede interoceânica