Sobreira, Diogo BritoMorais, Gabriel Alves de SampaioBraga, Cícero SilveiraCosta, Lorena Vieira2023-01-092023-01-092022-06https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11665O capital humano é considerado um dos principais fatores para o desenvolvimento humano e econômico. Neste sentido, diversos países buscam, por meio de uma série de indicadores, averiguar continuamente a realidade educacional de seus habitantes. No Brasil, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal -Educação (IDHM-Educação) e o Índice Firjan de Desenvolvimento MunicipalEducação (IFDM-Educação) são dois dos principais indicadores utilizados para este propósito. Este estudo tem como objetivo propor um novo índice capaz de explicar o desenvolvimento humano em educação para os municípios brasileiros, por meio da técnica de análise fatorial e incluindo importantes dimensões educacionais, as quais não são consideradas nos índices supracitados. Os resultados permitiram realizar análises mais acuradas das especificidades da rede de ensino dos municípios. O desenvolvimento humano em educação dos municípios do Brasil, medido pelo índice aqui proposto, apresenta resultados estatisticamente menores em comparação ao IDHM e IFDM e, portanto, conclui-se que esses dois indicadores podem não estar refletindo toda a realidade e complexidade do sistema educacional brasileiro ao desconsiderar importantes indicadores.porAcesso AbertoRevisando o desenvolvimento em educação dos municípios brasileiros : uma nova proposta de mensuraçãoReviewing education development in Brazil : a new measurement proposalRevisión del desarrollo en educación de los municipios brasileños : una nueva propuesta de mediciónJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Desenvolvimento da Educação. Política EducacionalDesenvolvimento HumanoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidasIDHMEducaçãoAnálise fatorial