Campos Neto, Carlos Alvares da Silva2013-08-222013-08-222006-02http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1668O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver metodologias que permitissem a análise, da forma mais detalhada possível, de várias características dos portos brasileiros. Analisaram-se 24 portos envolvidos com o comércio externo do Brasil e, com isso, foi possível a classificação de cada porto, a saber i) pela sua área geográfica de influência; ii) pelo seu enquadramento no ranking dos portos brasileiros, segundo a pontuação obtida pela soma de sete variáveis; iii) pela participação do valor de seu comércio externo no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro; iv) pelos principais produtos transacionados, por setores de atividade industrial; v) pelo seu porte; vi) pelo atendimento a características específicas de âmbitos nacional, regional ou local; vii) pelo valor do comércio internacional de cada unidade da Federação (UF) em cada porto analisado; e viii) pelo peso movimentado e valor agregado médio de cada porto (dólares/tonelada). Foram estudados todos os portos que apresentaram movimento de produtos exportados e importados, movimento esse com registro na Secretaria de Comércio Exterior (Secex), nos anos de 2002 e 2003, a saber: Antonina, Aracaju, Aratu, Belém, Fortaleza, Imbituba, Itajaí, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Niterói, Paranaguá, Pecém, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande, Salvador, São Francisco do Sul, São Luís, Sepetiba, Suape, Santos e Vitória.porAcesso AbertoPortos brasileiros: área de influêcia, ranking porte e os principais produtos movimentadosTexto para Discussão (TD) 1164: Portos brasileiros: área de influêcia, ranking porte e os principais produtos movimentadosBrazilian ports: area of ​​influence, ranking, size and the main products handledWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.PortosComércio externo brasileiroClassificação portuáriaExportaçãoImportação