Menezes, Ronald do Amaral2015-09-032015-09-032015-05http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4364A gestão social se apresenta como um contraponto à gestão estratégica na medida em que sua natureza dialógica privilegia a participação e o compartilhamento das decisões. Nesse contexto, no bojo do processo de redemocratização do Estado brasileiro, emergem instâncias e mecanismos de participação social, entre os quais as ouvidorias públicas que se destacam na promoção e defesa de direitos, na valorização da cidadania e no aperfeiçoamento da gestão pública. Este estudo tem por objetivo apresentar e discutir elementos que contribuem para que as ouvidorias públicas federais cumpram o seu papel no fortalecimento da gestão social no Brasil, por meio de uma ação autônoma, que induza a participação social e favoreça os processos de accountability societal.porAcesso AbertoOuvidorias públicas federais : análise dos elementos que contribuem para a promoção da gestão socialTexto para Discussão (TD) 2088 : Ouvidorias públicas federais : análise dos elementos que contribuem para a promoção da gestão socialWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Administração SocialParticipação SocialOmbudsmanLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Gestão socialGestão estratégicaAdministração pública gerencialAdministração pública societalOuvidorias públicas federaisParticipação e controle social