Reis, Maurício Cortez2020-05-062020-05-062020-04http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9959A sobre-educação, situação em que a escolaridade do trabalhador é mais elevada que a considerada necessária na sua ocupação, está normalmente associada a uma série de resultados negativos no mercado de trabalho. A baixa qualidade da educação costuma ser apontada como um dos fatores responsáveis pela incidência de sobre-educação, na medida em que trabalhadores com determinado nível educacional não estariam capacitados para exercer as atividades compatíveis com o número de anos de estudo que completaram. Este texto tem como objetivo investigar a relação entre a rede de ensino e a probabilidade de sobre-educação no Brasil, explorando as diferenças de qualidade entre as instituições públicas e privadas. De acordo com os resultados, entre os indivíduos com o ensino médio completo, os egressos de escolas da rede pública têm maior probabilidade de ser sobre-educados que os que saíram de escolas privadas, que geralmente apresentam melhor qualidade de ensino nesse nível educacional. Por sua vez, aqueles que concluíram a formação superior em instituições públicas, em média melhores que as privadas, possuem menor probabilidade de ter um emprego que não exige esse nível de escolaridade.porAcesso AbertoOs Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalhoTexto para Discussão (TD) 2558 : Os Ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalhoWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Níveis de EnsinoEmpregoEscolaridadeLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidasEnsino públicoEnsino privadoSobre-educação