Corbucci, Paulo RobertoZen, Eduardo LuizPiñón, María2015-04-142015-04-142010-12-09http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3769O presente Comunicado do Ipea discorre sobre a situação do analfabetismo e do analfabetismo funcional no Brasil, nos últimos cinco anos, a partir de dados da PNAD. Na primeira parte, são conceituadas essas duas categorias e evidenciadas relações entre ambas. Em seguida, são analisados os indicadores relativos aos anos de 2004 e 2009. A terceira parte é dedicada à análise comparada da situação do analfabetismo no Brasil e em alguns países selecionados. Por fim, são colocados alguns dos principais desafios do País para eliminar o analfabetismo e analfabetismo funcional.porAcesso AbertoEvolução do analfabetismo e do analfabetismo funcional no Brasil : período 2004-2009Comunicados do Ipea 70 : Evolução do analfabetismo e do analfabetismo funcional no Brasil : período 2004-2009JournalInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.AnalfabetismoAnalfabetismo funcionalPesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)