Ferreira, Gabriela Gomes CoelhoPereira, Lucas DamascenoOliveira, Amâncio Jorge deOnuki, Janina2024-03-202024-03-202022-04FERREIRA, Gabriela Gomes Coelho; PEREIRA, Lucas Damasceno; OLIVEIRA, Amâncio Jorge de; ONUKI, Janina. The Effects of the higher education exchange programs on the elites’ image of Brazil. Revista Tempo do Mundo, Brasília, n. 28, p. 245-268, abr. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/rtm28art9https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13316Este artigo reflete sobre as estratégias de diplomacia educacional e científica do Estado brasileiro, Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e PEC de Pós-Graduação (PEC-PG). A primeira parte do artigo dedica-se à análise documental para estabelecer as bases da interpretação dos programas como estratégia de soft power. Em seguida, é utilizada análise quantitativa para avaliar o efeito dos respectivos programas na imagem do Brasil por parte dos receptores dos benefícios. A análise mostrou que, apesar da imagem negativa compartilhada, os beneficiários dos programas possuem uma imagem do Brasil superior àqueles que não fizeram parte do programa.engAcesso AbertoThe Effects of the higher education exchange programs on the elites’ image of BrazilOs Efeitos dos programas de intercâmbio na educação superior na percepção das elites sobre o BrasilLos Efectos de los programas de intercambio en la educación superior en la percepcion de las elites sobre BrasilJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)DiplomaciaIntercâmbio de EstudantesEnsino SuperiorLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Diplomacia científicaDiplomacia da educaçãoSoft power