Lima, Uallace Moreira2018-11-222018-11-222017http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8766A partir dos anos 1990, intensificou-se, na economia mundial, a implementação de estratégias por parte das empresas de fragmentarem seus processos de produção e alocar suas atividades produtivas em vários países e regiões, formando com isso cadeias globais de valores que recriam a divisão internacional do trabalho na economia mundial. Diante desse cenário, foram implementadas políticas setoriais, como o Regime Automotivo Brasileiro (RAB) em 1996 e o Inovar-Auto em 2012, com vista a promover, no setor automobilístico, ganho de competitividade e produtividade. O objetivo deste trabalho é analisar essas políticas para a indústria automobilística adotadas a partir dos anos 1990 e seus impactos sobre a participação do Brasil na cadeia produtiva automobilística, bem como sua relação com a dinâmica da inserção externa brasileira nas últimas décadas, propondo ainda ideias que contribuam para a reflexão sobre a construção de uma agenda de políticas públicas no Brasil que tenha como objetivo a integração do país nas cadeias globais de valor da indústria automobilística.porAcesso AbertoO Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014Book partInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Produção industrialInovaçõesIndústria AutomobilísticaLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Cadeias globais de valorIndústria automobilísticaInovar-autoIntegração internacionalIndústria de autopeças