Wink Junior, Marcos VinicioStein, Guilherme de Queiroz2018-01-182018-01-182017-12http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8240Este artigo investiga o papel da qualidade do professor na relação entre características da turma e o nível de aprendizado dos alunos. Utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2011, o trabalho encontra que a experiência do professor e seu nível de capital cultural têm um impacto maior no aprendizado de português em alunos de turmas menos heterogêneas, medidas por dispersão etária dos alunos e desvio padrão na alfabetização dos pais. Em relação ao aprendizado de matemática, as evidências mostram que a pós-graduação e a experiência do professor afetam positivamente mais os alunos de turmas menos heterogêneas em relação às medidas de dispersão etária dos alunos e desvio padrão na alfabetização dos pais, respectivamente. O artigo também propõe classificações para a interação entre características do professor e heterogeneidade da turma: complementares, compensatórias e neutras. Uma característica do professor é complementar à característica da turma quando professores melhores têm um impacto maior em turmas melhores. Características compensatórias são aquelas que fazem o professor de maior qualidade ter um impacto maior em turmas mais heterogêneas.porAcesso AbertoHeterogeneidade da turma e o aprendizado escolar : o papel das qualificações do professorClass heterogeneity and student achievement : the role of teacher qualificationsHeterogeneidad de la clase y aprendizaje escolar : el papel de las cualificaciones del profesorL’Hétérogénéité des classes et la réussite des élèves : le rôle des qualifications des enseignantsJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Formação de DocentesQualificação para o EmpregoQualidade da EducaçãoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Composição da turmaQualificação dos professoresDesempenho escolar