Nascimento, Paulo A. Meyer M.Resende, Manoela Vilela Araújo2018-12-212018-12-212018-12Possui referênciashttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8837Tendo por foco o financiamento do ensino, o objetivo deste texto é discutir quais características dos sistemas federais australiano e norte-americano poderiam inspirar inovações no sistema brasileiro e quais deveriam ser evitadas. Em busca desse objetivo, a seção 2 e o apêndice fornecem um sumário dos modelos vigentes no Brasil, na Austrália e nos Estados Unidos para financiar estudantes de ensino superior, para, daí, serem discutidas, na seção 3, também de maneira sucinta, as lições advindas dos dois modelos estrangeiros que poderiam ser aproveitadas no Brasil.porAcesso AbertoFinanciamento estudantil na Austrália e nos Estados Unidos : lições para o BrasilJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Financiamento da EducaçãoEnsino SuperiorAnálise ComparativaLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Financiamento estudantilEnsino superior