Saccaro, AliceWaltenberg, Fábio2025-04-292025-04-292024-08SACCARO, Alice; WALTENBERG, Fábio. Análise da evasão de alunos de cursos da educação a distância e presenciais da coorte de 2010 no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 54, n. 02, p. 9-45, ago., 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppe54n2art1https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17077A partir do fim da década de 1990, o ensino superior expandiu-se significativamente no Brasil. Em 2000, havia pouco mais de 5 mil alunos matriculados em cursos a distância, contra quase 900 mil em cursos presenciais; em 2017, os números subiram para quase 1 milhão e pouco mais de 2 milhões, respectivamente. As taxas de evasão nos cursos a distância têm sido sistematicamente maiores do que nos cursos presenciais. Com dados do Censo da Educação Superior, comparamos as taxas de evasão dos alunos das duas modalidades e investigamos em que medida atividades complementares e apoio financeiro se correlacionam com a evasão ao longo dos anos. Métodos de pareamento e análise de sobrevivência são empregados. Como principal resultado, observamos que os alunos da educação a distância (EAD) têm uma permanência mais curta na universidade do que os da educação presencial. Além disso, os alunos que recebem apoio financeiro ou participam de atividades complementares têm permanência mais longa na universidade.porAcesso AbertoAnálise da evasão de alunos de cursos da educação a distância e presenciais da coorte de 2010 no BrasilJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Acesso à EducaçãoEnsino a DistânciaEvasão EscolarLicença ComumÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).Ensino a distânciaEnsino presencialEvasãoApoio financeiro