Pereira, Rafael Henrique MoraesHolanda, Frederico Rosa Borges deMedeiros, Valério Augusto Soares deBarros, Ana Paula Borba Gonçalves2015-11-062015-11-062015-01http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5145O presente estudo explora o potencial de aplicação da Sintaxe Espacial (SE) para se analisar os efeitos da configuração urbana sobre o desempenho do transporte nas cidades. Tomou-se como estudo de caso a configuração urbana dos sistemas viários do Distrito Federal (Brasil) e de suas 19 Regiões Administrativas (RAs) além da informação sobre o tempo médio despendido nos deslocamentos realizados em automóveis dentro desses sistemas. Com análises de Regressão Linear Simples, se buscou avaliar o efeito que o grau de integração das diferentes configurações urbanas (mensurado por variáveis configuracionais tradicionais e variáveis topo-geométricas) teria sobre o tempo médio despendido nesses deslocamentos. Os resultados encontrados sugerem que existe um baixo potencial para a aplicação das medidas topológicas mais tradicionais em estudos acerca dos efeitos da configuração viária sobre o desempenho do transporte urbano; que este potencial pode ser largamente ampliado ao se utilizar medidas topogeométricas para caracterização da configuração urbana; e que sistemas viários mais integrados e mais compactos (em termos topológicos e geométricos) tendem a proporcionar uma configuração urbana mais eficiente para o desempenho do transporte urbano motorizado com menores tempos de deslocamento.engAcesso AbertoThe use of space syntax in urban transport analysis : limits and potentialsDiscussion Paper 188 : The use of space syntax in urban transport analysis : limits and potentialsO uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano : limites e potencialidadesWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença Padrão IpeaReproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.Transporte urbanoSintaxe espacialSistemas viáriosIntegração