Castro, Cláudio de Moura2016-06-212016-06-211974-06http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6565Este trabalho constitui um depoimento pessoal sobre o estado do desenvolvimento da disciplina e alguns problemas básicos da economia da educação. Da maneira como entendido o assunto. Há crescente relutância em aceitar-se a análise estritamente econômica do processo educacional. Mais e mais autores incluem variáveis não-econômicas em seus estudos e manifestam críticas contra uma divisão de trabalho estanque, no que diz respeito à educação.porAcesso AbertoPesquisas em economia da educação : uma agendaComunicação 2Journal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Economia da EducaçãoLicença ComumÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e ) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).Economia da educaçãoProcesso educacionalAnálise de custo-benefícioTaxas de retornoDistribuição de renda