Souza, André Portela dePonczek, Vladimir PinheiroOliva, Bruno TeodoroTavares, Priscilla Albuquerque2015-10-272015-10-272012-04http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4916Neste artigo estimam-se os fluxos escolares do ensino fundamental para o médio e os fluxos ao longo do médio para a última década nas seis maiores regiões metropolitanas (RMs) do país. Também se estimam quais conjuntos de variáveis associadas às características do aluno e sua família, do mercado de trabalho local e das condições locais de oferta escolar estão mais fortemente relacionados com os fluxos observados. Os resultados indicam que: a não aprovação ainda é uma barreira para o ingresso no ensino médio e para a sua progressão ideal; a não aprovação perdeu importância nos últimos anos para a explicação da evasão escolar; a educação dos pais é um fator relevante tanto para a aprovação quanto para a continuação dos estudos; e a qualidade da escola é um fator importante para a aprovação e continuidade dos estudos.porAcesso AbertoFatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no BrasilHigh school enrollment flows in Brazil : associated factorsJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Sistemas de EnsinoLicença ComumÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)Fluxo escolarEnsino médioMercado de trabalhoQualidade da escola