Mendonça, Rosane Silva Pinto de2025-11-122025-11-121992MENDONÇA, Rosane Silva Pinto de. Qualidade do ensino básico e igualdade de oportunidades. Rio de Janeiro, RJ: Ipea, 1992. (Seminários Sobre Estudos Sociais e do Trabalho. Série Seminários, 16/92). Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19521https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19521O texto analisa o fraco e desigual desempenho educacional do Brasil, destacando que a baixa qualidade dos serviços oferecidos pode reduzir a atratividade das escolas e ampliar a desigualdade de oportunidades, já que o sucesso escolar passa a depender dos recursos familiares disponíveis. Evidências mostram que alunos considerados aptos têm maior probabilidade de evasão do que os reprovados, indicando falhas no sistema. Assim, a baixa qualidade educacional pode tanto diminuir a demanda por ensino quanto aumentar a dependência de apoio familiar, favorecendo famílias com mais recursos. O estudo propõe-se a caracterizar o baixo nível de escolaridade e de conteúdo educacional no país, desenvolver um modelo teórico sobre os efeitos da qualidade do ensino na aprendizagem e na equidade, e compreender como essa qualidade influencia a quantidade e o valor do produto educacional.16porAcesso AbertoQualidade do ensino básico e igualdade de oportunidadesBookInstituto de Pesquisa Econômica AplicadaEducação. TreinamentoTrabalhoPolítica Econômica. Política Social. PlanejamentoLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Qualidade da educaçãoEducação básicaIgualdade de oportunidadesEscolaridadeQualidade do ensino básico e igualdade de oportunidades