Modiano, Eduardo MarcoTourinho, Octávio Augusto Fontes2016-05-102016-05-101982-04http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6369Este artigo apresenta um modelo de otimização que, sendo dinâmico, setorial e regional, foi concebido para ser utilizado como um instrumento de planejamento e análise econômica do setor do carvão mineral no Brasil. Ele descreve com detalhe a complexa inter-relação entre mineração, beneficiamento, transporte e uso final do carvão, permitindo uma avaliação integrada da escolha de processos, localizações e capacidades para estas atividades, ao longo de vários períodos de planejamento. Sua utilização com dados ainda preliminares, também relatada, nos permite tecer algumas considerações sobre a política atual de limitação das importações de carvão metalúrgico, sobre a economicidade da substituição do óleo combustível e sobre a configuração futura do setor.porAcesso AbertoA Economia do carvão mineralJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas EconômicosCarvãoLicença ComumÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).Carvão mineralCarvão metalúrgicoBeneficiamentoPolítica de orfertaMineraçãoÓleo combustívelPlanejamento econômico