Pereira, Caroline NascimentoCastro, César Nunes de2020-02-072020-02-072019-12http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9661Este texto faz uma breve análise dos principais indicadores educacionais no espaço rural brasileiro, em oposição aos indicadores do espaço urbano.De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (dados de 2013), há permanência de um gap de desenvolvimento entre o rural e o urbano no país. Apesar da Revolução Verde vivenciada no campo entre 1960 e 1970, o rural ainda padece com os piores indicadores, não somente na educação, mas em outras variáveis sociais. A situação é ainda mais delicada nas localidades à margem do agronegócio brasileiro, que vivem de atividades menos capitalizadas, o que aprofunda o ciclo vicioso da pobreza. Diagnosticado o desnível qualitativo na educação rural, o texto procede com uma análise sobre o papel do Estado e das políticas públicas no enfrentamento do problema. Questiona-se, assim, quais opções estão disponíveis na tentativa de fornecer um serviço educacional de melhor qualidade para atender a tantas comunidades rurais espalhadas pelo território brasileiro, muitas das quais fazem parte das regiões com os piores indicadores socioeconômicos do Brasil.porAcesso AbertoEducação : contraste entre o meio urbano e o meio rural no BrasilJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Educação PúblicaEscolas RuraisPopulação RuralIndicadores EducacionaisQualidade da EducaçãoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Escola ruralEducaçãoDesenvolvimento urbano e rural