Pires, Murilo José de SouzaCampos, Flávia Rezende2019-10-312019-10-312019-10http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9426O objetivo deste trabalho foi examinar em que medida o modal ferroviário implementado na região Centro-Oeste vem contribuindo para impulsionar o processo de integração dessa região aos principais centros de consumo internacionais. Para tanto, adotou-se a hipótese que o vetor de exportação, incentivado pelo modal ferroviário, tem um papel importante para impulsionar as transformações na estrutura produtiva do Centro-Oeste, integrando, portanto, esse espaço regional à lógica de valorização do capital internacional, particularmente aos principais centros de consumo localizados nos mercados asiáticos. Para tanto, no aspecto metodológico, foram adotados os métodos descritivo e analítico. Por fim, observa-se na investigação que o modal ferroviário no Centro-Oeste apresentou fortes evidências de contribuir, de forma direta e indireta, para reforçar a estratégia de desenvolvimento delineada nessa região, a partir dos anos 1990; e de integrar essas economias locais, via eixos de integração nacional e desenvolvimento, com os principais centros de consumo internacional, em especial, aqueles localizados na região asiática.porAcesso AbertoContribuições das ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica na expansão do vetor externo da economia do Centro-OesteTexto para Discussão (TD) 2513 : Contribuições das ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica na expansão do vetor externo da economia do Centro-OesteWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)ExportaçãoDesenvolvimento RegionalFerroviasLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Centro-OesteFerroviasExportaçõesDesenvolvimento regional