Castro, Jorge Abrahão deBarreto, Angela Maria Rabelo FerreiraCorbucci, Paulo Roberto2013-12-112013-12-112000-07http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2287O presente texto analisa, ao longo do período 1995/98, um conjunto de ações desencadeadas pelas instâncias federais de governo, sobretudo pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC), voltadas para o ensino fundamental. Foi possível identificar, por meio dessa análise, duas tendências norteadoras das ações governamentais, a saber: a descentralização da execução, sobretudo pela transferência de recursos financeiros, e a equalização da oferta segundo critérios objetivos de alocação e focalização dos recursos financeiros e insumos educacionais.porAcesso AbertoA reestruturação das políticas federais para o ensino fundamental: descentralização e novos mecanismos de gestãoTexto para Discussão (TD) 745: A reestruturação das políticas federais para o ensino fundamental: descentralização e novos mecanismos de gestãoThe restructuring of federal policies for elementary schools: decentralization and new management mechanismsWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.Ensino fundamentalPolítica federal educacionalInsumos educacionais