Almeida, Ana CecíliaRosa, Bruno TruzziSantos, Felipe Nathan Ferreira dosLírio, Viviani Silva2024-03-112024-03-112023-03ALMEIDA, Ana Cecília; ROSA, Bruno Truzzi; SANTOS, Felipe Nathan Ferreira dos; LÍRIO, Viviani Silva. Avaliação de impacto do programa bolsa trabalho sobre a inserção dos jovens de Osasco-SP no ensino formal. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 65, p. 75-95, jan./mar. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp65art3https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13145Instituído pela Lei no 3.983, de 27 de dezembro de 2005, o Programa Bolsa Trabalho (PBT) constitui-se em uma política pública que tem como público-alvo pessoas com idade entre 15 e 24 anos e residentes no município de Osasco-SP. Assim, em resposta à falta de uma avaliação do programa, que visa combater o abandono e a evasão escolar juvenis resultantes do emprego precoce, este estudo buscou investigar seu impacto sobre a educação dos jovens do município, contribuindo, dessa forma, com a literatura sobre avaliação de políticas públicas. Para isso, utilizou-se o método de controle sintético, a fim de comparar a trajetória dos dados de Osasco com os dados do “município sintético” para a taxa de matrícula de jovens no ensino médio, assumindo o ano de implementação do programa como evento/intervenção (2006). Identificou-se que o PBT produziu impactos positivos e significativos na variável de educação somente dez anos após sua implementação.porAcesso AbertoAvaliação de impacto do programa bolsa trabalho sobre a inserção dos jovens de Osasco-SP no ensino formalEvaluation of the impact of the bolsa trabalho program on the insertion of youth of Osasco-SP in formal educationEvaluación del impacto del programa bolsa trabalho en la inserción de jóvenes de Osasco-SP en la educación formalJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Oportunidades de EmpregoEducação InformalTrabalhadores JovensLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Avaliação de impactoPolítica públicaTransferência de rendaEducaçãoControle sintético