Silveira, Laura Cristina Feindt UrrejolaRibeiro, Ana Luísa da Silveira SantanaDiretoria de Estudos Internacionais - DINTE2025-10-072025-10-072025-04SILVEIRA, Laura Cristina Feindt Urrejola; RIBEIRO, Ana Luísa da Silveira Santana. Conectografia e infraestruturas críticas na Zopacas: projeção de poder latente. Revista Tempo do Mundo, Rio de Janeiro, n. 37, p. 157–181, abr. 2025. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/rtm37art6.https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19268Este artículo investiga el Atlántico Sur como un espacio geoestratégico central para la proyección de poder a través de las infraestructuras críticas (ICs) en operación, construcción o planificación en los países miembros de la Zona de Paz y Cooperación del Atlántico Sur (Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul – Zopacas). Desde las perspectivas de la geopolítica contemporánea, la geoeconomía y la geografía crítica, se argumenta que las ICs – como puertos comerciales, terminales de petróleo y gas, centrales hidroeléctricas y termoeléctricas, cables submarinos de comunicación, redes de saneamiento, centros de datos y corredores logísticos intermodales – operan como vectores ambivalentes: pueden fortalecer la integración regional y la soberanía logística, pero también profundizar la reprimarización económica y la dependencia tecnológica. El estudio utiliza datos sistematizados sobre las ICs costeras, analizando su función, ubicación, nivel de control y vulnerabilidad frente a riesgos climáticos y operacionales. Se destaca el creciente papel de China como actor extrarregional, a través de la Iniciativa de la Franja y la Ruta (Belt and Road Initiative – BRI), con inversiones en infraestructuras portuarias equipadas con tecnologías de automatización e inteligencia artificial. Se concluye que la gobernanza de las ICs debe estar orientada por políticas de resiliencia, innovación y cooperación Sur-Sur, capaces de superar la lógica extractivista y reforzar la soberanía de las naciones atlánticas ante la reconfiguración de las redes globales de infraestructura.Este artigo investiga o Atlântico Sul como um espaço geoestratégico central para a projeção de poder por meio das infraestruturas críticas (ICs) em operação, construção ou planejamento nos países-membros da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas). A partir das lentes da geopolítica contemporânea, da geoeconomia e da geografia crítica, argumenta-se que as ICs – como portos comerciais, terminais de petróleo e gás, usinas hidrelétricas e termoelétricas, cabos submarinos de comunicação, redes de saneamento, data centers e corredores logísticos intermodais – operam como vetores ambivalentes, podendo fortalecer a integração regional e a soberania logística e, ainda, aprofundar a reprimarização econômica e a dependência tecnológica. O estudo utiliza dados sistematizados sobre as ICs litorâneas, analisando sua função, localização, nível de controle e vulnerabilidade ante os riscos climáticos e operacionais. Destaca-se o papel crescente da China como ator extrarregional, por meio da Belt and Road Initiative (BRI), com investimentos em ICs portuárias dotadas de tecnologias de automação e inteligência artificial. Conclui-se que a governança das ICs deve ser orientada por políticas de resiliência, inovação e cooperação Sul-Sul, capazes de superar a lógica extrativista e reforçar a soberania das nações atlânticas diante da reconfiguração das redes globais de infraestrutura.157–181porAcesso AbertoConectografia e infraestruturas críticas na Zopacas : projeção de poder latenteConnectography and critical infrastructures in Zopacas : projection of latent powerConectografía e infraestructuras críticas en la Zopacas : proyección de poder latenteJournal ArticleInstituto de Pesquisa Econômica AplicadaInfra-Estrutura EconômicaLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Belt and Road InitiativeConectografiaInfraestrutura críticaZona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas)Microeconomics::Analysis of Collective Decision-Making::Conflict - Conflict Resolution - Alliances - RevolutionsInternational Economics::General::International Economic Order and IntegrationInternational Economics::International Relations, National Security, and International Political Economy::International Agreements and Observance - International OrganizationsInternational Economics::International Relations, National Security, and International Political Economy::International Institutional ArrangementsIndustrial Organization::Industry Studies: Primary Products and Construction::ConstructionIndustrial Organization::Industry Studies: Transportation and Utilities::Railroads and Other Surface TransportationEconomic History::Manufacturing and Construction::General, International, or ComparativeEconomic History::Transport, Trade, Energy, Technology, and Other Services::General, International, or ComparativeUrban, Rural, Regional, Real Estate, and Transportation Economics::Transportation Economics::Government and Private Investment Analysis - Road Maintenance - Transportation PlanningUrban, Rural, Regional, Real Estate, and Transportation Economics::Regional Government Analysis::Public Facility Location Analysis - Public Investment and Capital StockConectografia e infraestruturas críticas na Zopacas: projeção de poder latenteDOI: https://dx.doi.org/10.38116/rtm37art6