Delisle, JasonBernasconi, Andrés2018-12-212018-12-212018-12http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8835O Chile pode estar buscando o ideal do ensino superior gratuito, mas até agora o efeito prático tem sido limitado e repleto de consequências indesejáveis. Em vez de propiciar ensino superior universalmente gratuito, a nova política substitui um sistema de financiamento compartilhado (via mensalidades) aliado a ajuda financeira focalizada (via bolsas e empréstimos subsidiados) por um sistema de financiamento estudantil menos focalizado e mais dependente de recursos públicos. O benefício incremental para estudantes de baixa renda que antes recebiam bolsas de estudo e empréstimos altamente subsidiados é indiscutivelmente pequeno, e os estudantes de renda mais alta continuarão pagando mensalidades.porAcesso AbertoLições da transição do Chile para a gratuidade no ensino superiorLessons from Chile’s transition to free collegeJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Ensino GratuitoFinanciamento da EducaçãoPolítica EducacionalEnsino SuperiorLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Gratuidade do ensino superiorPolítica de financiamento