Gumiero, Rafael Gonçalves2022-05-122022-05-122022http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11161O objetivo deste estudo é avaliar se a implantação da UFGD gerou inclusão social da população da sub-região da Grande Dourados ao ensino superior federal público, pela análise da relação dos estudantes matriculados nos cursos de graduação desta universidade e a origem dos municípios deles, de 2006 a 2014. A utilização desse período é devido à implementação do ciclo de política pública do Reuni, iniciado em 2007. Devido ao contingenciamento de gastos sociais impostos ao Ministério da Educação (MEC), ao fim do primeiro governo Dilma Rousseff, em 2014, esse programa deixou de existir.porAcesso AbertoExpansão e interiorização do ensino superior na Universidade Federal da Grande Dourados-MS : uma avaliação do ReuniBook partInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Políticas PúblicasEnsino SuperiorUniversidadesLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Inclusão socialEnsino superior federalPrograma de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)