Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de2024-12-122024-12-122024-12CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Externalidades do transporte no jogo da mobilidade urbana. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 33, p.173-182, dez. 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/brua33art15https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16399O artigo apresenta uma discussão teórica sobre a importância da internalização dos custos das externalidades negativas (custos sociais) do transporte urbano individual na estrutura de precificação do sistema de mobilidade. Defende-se que isso beneficiaria o transporte público coletivo, melhorando a qualidade de vida da população. Por meio da teoria de jogos, apresenta-se uma discussão sobre políticas públicas de precificação das externalidades do transporte urbano, sem as quais o transporte individual torna-se muito mais atrativo e predominante em detrimento do transporte coletivo público, o que torna o sistema de mobilidade urbana cada vez menos sustentável e inclusivo. O artigo apresenta as condições necessárias para que o equilíbrio de Nash coincida com o equilíbrio de Pareto, no qual o uso do transporte público coletivo se torna a melhor alternativa no jogo da mobilidade.porAcesso AbertoExternalidades do transporte no jogo da mobilidade urbanaJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Mobilidade SocialPolítica UrbanaLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Mobilidade urbanaExternalidades e precificação.