Oliveira, Vanessa Elias deAbrucio, Fernando Luiz2018-08-302018-08-302018http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8605A produção de políticas públicas objeto recorrente de estudos da ciência política brasileira, com os mais variados enfoques: jogo político que antecede sua formulação, papel dos processos históricos na definição de seus formatos, efeito das escolhas institucionais sobre os resultados alcançados etc. Alguns temas específicos que compõem o processo de produção de políticas públicas não têm merecido, no entanto, a mesma atenção. Tendo-se isso em vista, aqui, intentamos minorar parcialmente essa lacuna, analisando o papel e a importância de um ator que nos parece fundamental, tanto do ponto de vista da produção de políticas públicas quanto do consequente resultado político das políticas implementadas: a burocracia de médio escalão. Buscamos ampliar a compreensão desse ator de políticas públicas, ao analisarmos o efeito e a importância que essa burocracia específica tem sobre a produção de políticas públicas na política de educação; uma das principais políticas descentralizadas e com forte participação dos governos subnacionais no Brasil atual.porAcesso AbertoBurocracia de médio escalão e diretores de escola : um novo olhar sobre o conceitoBook partInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)BurocraciaAdministração EscolarEducação PúblicaLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Burocracias públicasJogo político e médio escalãoEscolas públicasDireção escolar