2025-01-102025-01-102024-12https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16659O ano de 2023 marcou mudanças significativas na política educacional brasi¬leira. No âmbito do Ministério da Educação (MEC), foi o início de uma gestão com prioridades, entendimentos e direcionamentos sobre a política educacional significativamente divergentes da gestão anterior. Enquanto esta foi marcada por programas com uma visão bem delimitada das soluções propostas – como a aposta no método fônico, nas classes especiais para a educação especial ou nas escolas cívico-militares para alavancar os índices da educação básica –, a atual favoriza a pactuação com as redes estaduais e federais para promover seus programas e busca o diálogo por meio de consultas públicas sobre políticas e programas controversos, como o novo ensino médio e o ensino a distância (EaD).porAcesso AbertoEducaçãoJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Política EducacionalSistemas de EnsinoNecessidades EducacionaisLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Política educacionalEducação especialEscolas cívico-militaresProgramas educacionais