Souza, Eduardo Correia deMenezes Filho, Naercio2024-03-062024-03-062020-08SOUZA, Eduardo Correia de; MENEZES FILHO, Naercio. O Impacto do gasto público e da qualidade por nível de ensino sobre o crescimento da renda dos estados brasileiros. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 50, n. 02, p. 31-56, ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe50n2art2https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13082Neste artigo, procuramos entender melhor a relação entre a alocação ótima dos investimentos em educação pelos estados brasileiros e o crescimento econômico desses estados, inspirados pelo modelo de Aghion et al. (2005). Os resultados mostram que, embora os gastos educacionais não tenham impacto significativo sobre o crescimento, a qualidade do ensino médio tem impacto positivo para os estados brasileiros mais próximos à fronteira de renda. Nossas estimativas indicam que a qualidade do ensino médio se torna mais importante do que o a do ensino fundamental para os estados com renda per capita maior ou igual a 60% da fronteira.porAcesso AbertoO Impacto do gasto público e da qualidade por nível de ensino sobre o crescimento da renda dos estados brasileirosThe Impact of public expenditure and quality by educational stage on brazilian states’ per capita income growthJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Orçamento da EducaçãoFinanciamento da EducaçãoLicença ComumÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).Convergência de renda dos estados brasileirosAlocação dos gastos em educaçãoQualidade da educaçãoDistância à fronteira