Batista, Fábio FerreiraQuandt, Carlos OlavoPacheco, Fernando FlávioTerra, José Cláudio Cyrineu2012-08-292012-08-292005-06http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/892Este trabalho analisa as mudanças que estão ocorrendo na Gestão Pública no que se refere à implementação de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) em 28 órgãos da Administração Direta e em seis empresas estatais do Executivo Federal brasileiro. O texto analisa a situação atual das práticas de Gestão do Conhecimento na Administração Pública Direta (governo federal); aborda as estratégias de implementação da Gestão do Conhecimento; compara a situação do governo brasileiro com os governos dos países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) participantes de pesquisa realizada em 2002; propõe recomendações e diretrizes para a política de governo eletrônico em Gestão do Conhecimento; e apresenta recomendações para a elaboração e a implementação de uma política de GC para o setor público. Os resultados da pesquisa mostram a importância de uma política de Gestão do Conhecimento para sua efetiva institucionalização – a exemplo do que ocorreu em empresas estatais – nos órgãos da Administração Direta. O estudo conclui que os esforços de GC encontram-se em níveis bastante distintos na Administração Pública Federal. As grandes empresas estatais parecem se encontrar em níveis de formalização, implementação e obtenção de resultados semelhantes àqueles das organizações públicas dos países pertencentes à OCDE. O mesmo fato ocorre com alguns poucos ministérios avaliados: a maior parte deles, no entanto, ainda apresenta iniciativas e resultados muito incipientes em torno do tema. Os resultados ainda tímidos são, em grande medida, uma conseqüência de iniciativas isoladas e esforços pulverizados, muitas vezes em um mesmo ministério; a ausência de comunicação e compartilhamento de informações internamente e entre as organizações sobre práticas de GC; e, finalmente, o desconhecimento do tema entre membros da alta administração, de chefias intermediárias e de servidores de uma maneira geral. Tal situação demonstra que, para que ocorra a massificação da Gestão do Conhecimento na Administração Direta, uma política de GC ampla se faz necessária, com direcionadores estratégicos, alocação de recursos específicos e treinamentos nos vários níveis organizacionais.porGestão do Conhecimento na administração públicaknowledge Management in Federal GovernmentTexto para Discussão (TD) 1095: Gestão do Conhecimento na administração públicaWorking paperBrasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Gestão do Conhecimento (GC)Administração públicaFortalecimento do Estado, das Instituições e da DemocraciaPolítica de gestão do conhecimentoOrganização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)Práticas de gestão do conhecimento