Lima Neto, Vicente Correia2015-11-192015-11-192011-06http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5566O artigo apresenta a inexistência de integração entre o desenvolvimento do transporte público e os instrumentos urbanísticos e financeiros. Conceitua-se os elementos inerentes ao desenvolvimento orientado ao transporte (DOT). Desenvolve-se uma análise do potencial de aplicação deste nos projetos metroviários financiados pelo governo federal no âmbito da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa pública federal responsável por parte do sistema de transporte público ferroviário em algumas capitais brasileiras. Por fim, realizadas algumas recomendações e considerações relativas à adequação do DOT no contexto das grandes obras públicas financiadas com recursos do Estado.porAcesso AbertoDesenvolvimento orientado ao transporte : o potencial de aplicação pela Companhia Brasileira de Trens UrbanosJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Transporte FerroviárioLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Mobilidade urbanaTransporte ferroviárioDesenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT)