Pais, Jonnathas MarquesTorres, Carlos Eduardo da GamaSilva, Gustavo PeixotoFerraz, Diogo2025-03-112025-03-112023-12PAIS, Jonnathas Marques et al. Um Modelo de programação quadrática para a análise da viabilidade econômica da melhoria da infraestrutura de transportes em Mato Grosso. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 68, p. 69-100, 38, ago./dez. 2023. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp68art3https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16897O período compreendido entre 1990 e 2020 consolidou o Brasil como um dos principais produtores mundiais de soja, elevando o país à disputa com os Estados Unidos pela liderança do mercado global dessa oleaginosa. Esse período também consolidou o movimento de interiorização da produção brasileira, com o estado de Mato Grosso assumindo o protagonismo na oferta brasileira de soja. Além disso, o crescimento da produção de soja está diretamente relacionado ao aumento das exportações, especialmente para a China. A combinação entre a interiorização da produção e o aumento das exportações expôs a fragilidade da infraestrutura de transportes existente nas regiões centrais do Brasil. Nesse sentido, a escassez de alternativas de rotas intermodais configura-se como o principal obstáculo, aumentando a extensão percorrida pelo modal rodoviário, inadequado para movimentar esse tipo de carga. Diante da integração do mercado mundial de soja, os produtores de Mato Grosso não têm a possibilidade de repassar os custos logísticos mais elevados, reduzindo o preço recebido pela oleaginosa. Assim, este artigo busca mensurar os ganhos econômicos decorrentes das intervenções no sistema de transportes de Mato Grosso. Para tanto, um modelo de equilíbrio espacial foi utilizado, no intuito de representar a economia mundial da soja. Foram realizadas simulações considerando-se três obras de infraestrutura, planejadas pelo governo brasileiro, que tiveram estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) concluído ou em elaboração: i) EF-170, ou Ferrogrão; ii) EF-354, ou Ferrovia de Integração Centro-Oeste; e iii) hidrovia do rio Araguaia. Os resultados das simulações indicam a viabilidade de alguns dos resultados, apontando que a EF-170 pode gerar um aumento anual de US$ 785 milhões na receita dos produtores de soja de Mato Grosso, enquanto, por sua vez, a EF-354 proporcionaria um aumento de US$ 584 milhões na receita dos produtores mato-grossenses.porAcesso AbertoUm Modelo de programação quadrática para a análise da viabilidade econômica da melhoria da infraestrutura de transportes em Mato GrossoA Quadratic programming model for the analysis of the economic feasibility of improving transport infrastructure in Mato GrossoUn Modelo de programación cuadrática para el análisis de la factibilidad económica de mejorar la infraestructura de transporte en Mato GrossoJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Infraestrutura do TransporteTransporte FerroviárioTransporte Fluvial e LacustrePolítica de TransporteLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Infraestrutura para transporte de soja em Mato GrossoFerrogrão (EF-170)Ferrovia de Integração Centro-Oeste (EF-354)Hidrovia do rio AraguaiaModelo de programação linear quadrática