Beltrão, Kaizô IwakamiCamarano, Ana AméliaKanso, Solange2014-03-192014-03-192002-12http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2838São expressivos os diferenciais regionais e por sexo nos níveis de escolarização da população brasileira. Isto se deve, em parte, às diferentes probabilidades de ingresso no sistema nas diferentes idades e também, à probabilidade de evasão (precedida ou não de repetência). Este trabalho mensura e descreve as taxas de acesso com aprovação e matrícula para séries selecionadas (1ª, 4ª, 5ª e 8ª) em dois estados localizados em duas regiões bastante diferenciadas do ponto de vista socioeconômico, nomeadamente: Ceará e Rio de Janeiro. Esta parte refere-se ao ano de 1996 (último dado disponível com nível censitário). Além disso, mensura-se e descreve-se a evolução temporal das taxas máximas de aprovação e ingresso nos dois estados para as mesmas séries.porAcesso AbertoEnsino fundamental: diferenças regionaisTexto para Discussão (TD) 935: Ensino fundamental: diferenças regionaisPrimary school: regional differencesWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.Ensino fundamentalAprovação escolarTaxa de matrículaIngresso na escola