Gusso, Divonzir ArthurSalerno, Mario SergioMoreira, Renato LóesMoreira, Sérvulo VicenteGehre, Vitória Emília Santos Costa2014-10-232014-10-232004http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3168A promoção comercial do Brasil no exterior é, hoje, uma prioridade para o desenvolvimento sustentado do país. O crescimento econômico e a geração de emprego e renda, tão almejados, têm, no aumento das exportações, um de seus pilares mais firmes. O desenho de soluções audaciosas e bem estruturadas para superar as vulnerabilidades externas surgem do debate entre governo e setor privado. Trabalhando de forma integrada com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Apex-Brasil é o principal agente executor das políticas de promoção comercial. Este estudo tem o intuito relevante de produzir subsídios técnicos para a elaboração do planejamento estratégico da Agência. O IPEA estudou a experiência de 11 países que se destacam tanto pelo porte e crescimento de sua participação no mercado mundial quanto pelo empenho em aprimorar seus instrumentos de apoio às empresas exportadoras.porAcesso AbertoPromoção de comércio exterior: experiências e aprendizagensBookInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Agência de Promoção de ExportaçõesPromoção comercialPlanejamento estratégico