Maia, Joseli AndradesStrohaecker, Tânia Marques2022-05-122022-05-122022http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11163Este estudo procura analisar a atuação das IES gaúchas como polos de crescimento na formação de centralidades no interior do estado Rio Grande do Sul. Nesse sentido, um dos elementos discutidos foi o alcance espacial (máximo e mínimo) que o sistema universitário gaúcho apresenta quanto à oferta de cursos e na atração de estudantes. Pressupõe-se que uma IES, por oferecer, entre outras funcionalidades, ao meio onde está inserida a oferta de serviços educacionais especializados, é capaz de gerar uma economia de aglomeração devido a sua centralidade e densidade técnica.porAcesso AbertoContribuições da expansão das instituições de ensino superior na formação de centralidades e polos de crescimento no Rio Grande do Sul : uma análise do seu alcance espacialBook partInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Desenvolvimento RegionalEnsino SuperiorPolítica EducacionalLicença Padrão IpeaÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Serviços educacionais especializadosInstituições de Ensino Superior (IES)