Roncaratti, Luanna Sant'AnnaHartz, ManoelaVellozo Júnior, JoelsonJudice, Andrea2019-10-222019-10-222019http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9387Este capítulo tem o objetivo de relatar e discutir a experiência recente de redesenho de serviços públicos por meio da aplicação de metodologias ágeis e inovadoras, com a incorporação dos usuários e stakeholders neste processo, a partir de pesquisa realizada com os responsáveis por serviços que passaram pelo redesenho e da apresentação de quatro casos de referência. A experiência é parte dos trabalhos desenvolvidos pelo então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) (mais especificamente, o Information Technology Research and Application Center – ITRAC), no período de 2017-2018, para o apoio a diversos órgãos da administração pública federal com vistas à transformação digital e à promoção de maior agilidade dos serviços públicos, a partir das perspectivas dos usuários desses serviços.porAcesso AbertoRedesenho de serviços públicos e transformação digital : combinando abordagens e metodologias ágeis com foco no cidadãoBook partInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)InovaçõesSetor PúblicoProgramas GovernamentaisLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Inovação no setor públicoPesquisa com usuáriosPolítica de inovaçãoAcesso à informação