Parente, Marta Maria de AlencarLück, Heloísa2013-10-032013-10-032004-07http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1867Este texto descreve mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar praticados no Ensino Fundamental público, por sistemas estaduais e municipais de educação, identificados em Oficina de Trabalho sobre a questão, promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Tal Oficina foi realizada no contexto da proposta de pesquisa para o mapeamento desses programas e de seus resultados, realizados pelas Unidades Federadas, e teve por objetivo colher subsídios sobre os principais conceitos, as dimensões e os processos praticados na correção do fluxo escolar e na eliminação da distorção idade–série no Ensino Fundamental, a fim de embasar o desenho de instrumentos para o levantamento de informações (coleta de dados) dessa pesquisa. Os temas tratados neste trabalho estão sistematizados e ordenados nas seguintes seções: 1) Introdução; 2) Um panorama sobre a correção da distorção idade–série; 3) Dados sobre a educação brasileira; 4) Questões conceituais e metodológicas relacionadas à correção do fluxo escolar; 5) Experiências de correção da distorção idade-série; 6) Questões a serem consideradas nos estudos de avaliação dos mecanismos de correção da distorção idade–série; 7) Conclusões; e 8) Recomendações finais.porAcesso AbertoMecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamentalTexto para Discussão (TD) 1032: Mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamentalMechanisms and experiences in elementary school flow correctionWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Correção do fluxo escolarDistorção idade-sérieEnsino fundamental público