Stock, Lorildo A.Brandt, Sergio A.Cipriano, José2016-04-112016-04-111984-12http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6155O objetivo deste estudo é testar a hipótese de um modelo geral que combina os processos de experiência ou aprendizagem industrial, demanda agrícola e difusão de insumos agrícolas modernos (IAM). As séries temporais (1966/80) referentes ao mercado brasileiro de 10 IAM selecionados e os procedimentos de estimação de MQO e Marquardt são utilizados. Em geral, os resultados obtidos indicam: redução acentuada dos preços relativos dos IAM, coerente com o processo de experiência; expansão moderada do consumo, ao longo da curva de demanda, como decorrência da queda de preços e da estrutura preço-inelástica da demanda; e taxas de difusão bastante variáveis, dadas as taxas de experiência e as estruturas de demanda. Com base na evidência obtida, fazem-se sugestões para a política agrícola e para a pesquisa futura.porAcesso AbertoO Mercado de insumos agrícolas modernos : experiência, demanda e difusãoJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Economia AgrícolaLicença ComumÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).Insumos agrícolasMercado agrícolaDesenvolvimento econômicoAprendizagem industrial