Armony, Ariel C.Velásquez, Nicolás G.2016-06-162016-06-162016-07http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6539O comércio China-América Latina cresce dramaticamente desde a virada do século, com a relação comercial entre Brasil e China liderando a tendência regional. O comércio bilateral cresceu quase quinze vezes entre 2000 e 2013, com uma balança comercial favorecendo o Brasil. A relação resultante amadureceu e, hoje, além do comércio, engloba uma matriz complexa que inclui dimensões de desenvolvimento, política, cultura e soft power, envolvendo não apenas atores estatais e corporativos, mas também os cidadãos comuns. Este artigo analisa as percepções latino-americanas e brasileiras em relação à China a partir de pesquisas de opinião pública. Foca-se especialmente em como a natureza das primeiras interações político-econômicas sino-brasileiras permitiram que se criasse, na perspectiva dos brasileiros, a imagem de uma “lua de mel” entre os países, na qual posições socioeconômicas ou ideológicas tiveram pouco impacto na avaliação global positiva da China. No entanto, esta “lua de mel” não deve ser tomada como dada, uma vez que as relações de troca, inicialmente favoráveis ao Brasil, provavelmente sofrerão alterações em um futuro próximo.engAcesso AbertoA Honeymoon with China? : Public perceptions in Latin America and BrazilUma lua de mel com a China? : Percepções públicas na América Latina e no BrasilUna luna de miel con China? : Percepciones públicas en América Latina y BrasilJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Comércio Internacional - GeralRelações InternacionaisLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Relações China-BrasilComércioOpinião públicaSoft powerPercepções