Linhares, Gerson Guilherme LimaCarvalho, Eveline Barbosa Silva2019-02-152019-02-152017http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8978Este estudo visa analisar os impactos da redução do IPI sobre as vendas de automóveis e de comerciais leves produzidos no Brasil em dois períodos de implantação da redução da alíquota de IPI sobre carros novos: entre janeiro de 2009 e março de 2010, que foi o período da 1a. redução do IPI e entre junho de 2012 e dezembro de 2012, período da 2a. redução do IPI. Além disso, se analisa em que medida a expansão das vendas pode ser creditada ao IPI, qual é o papel do crédito bancário nesse processo e qual das duas políticas foi mais importante para explicar o grande crescimento das vendas nos dois períodos.porAcesso AbertoImposto sobre produtos industrializados e imposto sobre operações financeiras : impactos de políticas no setor automobilístico brasileiroBook partInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)TributaçãoIndústria AutomobilísticaCréditoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)Tributação automobilísticaRedução de impostosVendas de veículos