2022-11-032022-11-032022-03http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11539Este capítulo busca revelar como os temores relativos às desigualdades sociais descritos por Ipea (2021) eram reais, considerando os indicadores estatísticos de cunho federal e o acompanhamento das políticas públicas educacionais nesse âmbito. Para analisar esses desafios, o estudo será composto, além desta introdução, pela seção 2, que destaca a percepção das famílias e das escolas de ensino básico em relação às políticas públicas adotadas no período, além das ações das instituições federais de ensino superior (Ifes) para lidar com esse cenário; pela seção 3, que apresenta as iniciativas federais no âmbito da educação básica, medidas legais de regulação do ensino superior e acompanhamento multifacetado do orçamento nos últimos anos; e pela seção 4, que traz as conclusões do estudo.porAcesso AbertoEducaçãoJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Necessidades EducacionaisPolítica EducacionalSistemas de EnsinoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Educação básicaPolíticas públicas em educaçãoEducação superiorSistema educacional brasileiro