Alves, Eliseu Roberto de AndradeSantana, Carlos Augusto MattosContini, Elísio2019-05-232019-05-232016http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9238Este texto argumenta que a modernização tecnológica de um grande número de estabelecimentos (3,9 milhões), que contribuiu com apenas 13% do valor bruto da produção (VBP) em 2006, passa pela correção de imperfeições de mercado e por processo de aperfeiçoamento da assistência técnica e extensão rural (Ater) brasileira. Esse aperfeiçoamento implica abandonar o diagnóstico equivocado de que o problema da extensão rural é a comunicação de novas tecnologias. Especificamente, argumenta-se que o desafio da extensão rural consiste em: reconhecer que a tecnologia só se difunde se for lucrativa; contribuir para a correção de imperfeições de mercado; e ajudar os produtores - em especial, os ligados à pequena produção - a definirem e escolherem sistemas de produção rentáveis.porAcesso AbertoExtensão rural : seu problema não é a comunicaçãoBook partInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Produtividade AgrícolaExtensão RuralDifusão de InovaçõesPequenas Propriedades AgrícolasTransferência de TecnologiaPesquisa AgrícolaLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Inovação na agropecuáriaModernização tecnológicaDifusão de tecnologiaAgronegócioImperfeições de mercadoAssessoramento técnico