Cerqueira, Daniel Ricardo de Castro2016-09-162016-09-162016-06http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7105Focaliza o papel crucial que um adequado processo educacional pode exercer para o desenvolvimento infantojuvenil e para a prevenção aos crimes. Trata das trajetórias individuais desde a primeira infância, quando pontua o papel socializador da supervisão, orientação e educação e seus efeitos de longo prazo. Nessa questão, passa em revista os determinantes dos desajustes comportamentais e socioemocionais que podem contribuir para aumentar a probabilidade da delinquência juvenil. Discute brevemente alguns canais pelos quais a educação formal no ensino básico pode exercer efeito para afastar o jovem da trajetória do crime, quando destaca alguns resultados de pesquisas desenvolvidas no Ipea. Por fim, nas considerações finais seguem observações sobre políticas de segurança pública preventivas, voltadas para a educação e focalizadas nas crianças e nos jovens moradores de bairros e comunidades com maiores desvantagens socioeconômicas.porAcesso AbertoTrajetórias individuais, criminalidade e o papel da educaçãoJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Primeira InfânciaJuventudePrevenção ao CrimePolítica EducacionalLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Desenvolvimento infantojuvenilProcesso educacionalDelinquência juvenilPrevenção à criminalidadeSegurança pública