Aguiar, Maria Adreciana Silva de2024-03-122024-03-122022-12AGUIAR, Maria Adreciana Silva de. O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 64, p. 9-50, out./dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp64art1https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159Este artigo tem por objetivo avaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9o ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015, e o método propensity score matching (PSM) foi empregado. Os resultados mostraram aumento na distorção idade-série para os alunos que já deixaram de ir à aula devido à insegurança no ambiente escolar ou no trajeto até a escola; para os que praticam bullying; para os expostos à violência sexual; e para aqueles que já estiveram envolvidos em brigas com luta física, arma de fogo ou arma branca. Obteve-se evidência contrária em relação ao efeito sobre os que já sofreram bullying, e mostraram-se efeitos negativos, em torno de 2%, sobre o atraso escolar.porAcesso AbertoO Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do CearáThe Impact of exposure to situations of violence on late school in the state of CearáEl Impacto de la exposición a situaciones de violencia en la escuela tardía del estado de CearáJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Evasão EscolarViolênciaLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Atraso escolarViolênciaPropensity score matching