Oliveira, Rafael Martins dePrince, Diogo deMachado, Eduardo LuizAraújo, Veneziano de Castro2024-03-112024-03-112023-03OLIVEIRA, Rafael Martins de; PRINCE, Diogo de; MACHADO, Eduardo Luiz; ARAÚJO, Veneziano de Castro. Impact of bus lanes on the speed of other vehicles in São Paulo. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 65, p. 47-74, jan./mar. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp65art2https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13144Nós analisamos o efeito da política de faixa de ônibus em São Paulo entre 2010 e 2015. Nosso foco é o impacto dessa política na velocidade dos veículos nas outras faixas. Nós utilizamos o modelo de diferenças em diferenças para avaliar o efeito dessa política. O efeito médio da política de faixa de ônibus é não afetar a velocidade dos veículos nas outras faixas. Nós também encontramos que o efeito não é homogêneo e varia de acordo com a região da cidade e o tipo de faixa de ônibus (dedicada ou intermitente). Os efeitos estimados variam entre 0% e 15% considerando tais heterogeneidades. Em relação às implicações da política, nosso resultado do efeito da faixa de ônibus associada com seu custo reduzido apoia a política de mobilidade urbana como adequada para grandes cidades em países em desenvolvimento.engAcesso AbertoImpact of bus lanes on the speed of other vehicles in São PauloImpacto dos corredores de ônibus na velocidade de outros veículos em São PauloImpacto de los carriles bus en la velocidad de otros vehículos en São PauloJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Transporte PúblicoPolítica de TransporteLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Mobilidade urbanaFaixa de ônibusPolítica públicaDiferenças em diferenças