Barros, Ricardo Paes deLam, David2015-10-162015-10-162015-01http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4850O texto analisa os determinantes de escolaridade, em nível de domicílio, para crianças de 14 anos nas regiões urbanas de São Paulo e do Nordeste do Brasil, usando os dados da PNAD de 1982. Compara a escolaridade e a renda dos pais em São Paulo e no Nordeste, e encontra diferenças regionais nas características dos pais que são consistentes com as diferenças regionais dos resultados escolares das crianças. O estudo conclui que o aumento de escolaridade não responderá a melhorias no status sócio-econômico do domicílio em si. Os resultados sugerem que maior quantidade e melhor qualidade na oferta de ensino podem eliminar uma grande fração da diferença de escolaridade entre as regiões, mesmo na ausência de mudanças substanciais no status sócio-econômico dos pais.engAcesso AbertoIncome inequality in education, and children's schooling attainment in BrazilDiscussion Paper 41 : Income inequality in education, and children's schooling attainment in BrazilA desigualdade de renda na educação e a realização da escolarização das crianças no BrasilWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Desenvolvimento da Educação. Política EducacionalPolítica SocialLicença ComumReproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibitedEscolaridadeDesempenho escolarDiferenças de RendaDiferença de escolaridade entre as regiões