Viotti, Eduardo Baumgratz2015-10-292015-10-292015-01http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5006Este artigo tem por objetivo contribuir para a compreensão das principais especificidades dos processos de desenvolvimento tecnológico das economias retardatárias. Segundo esta compreensão, são investigadas as razões pelas quais as medidas convencionais de políticas de Ciência e Tecnologia (C&T), normalmente inspiradas no chamado modelo linear e na teoria econômica neoclássica, não são geralmente apropriadas ou suficientes para os países em desenvolvimento. Isto acontece porque os retardatários competem basicamente com base na imitação e não com base em produtos ou processos inovadores. Esta característica de seus processos tecnológicos os obriga a recorrer ao uso de mão-de-obra barata, à proteção estatal ou à exploração predatória de recursos naturais como forma de compensar suas produtividades iniciais relativamente baixas. Os casos de quatro países retardatários – Brasil, México, Coréia do Sul e Taiwan – são brevemente analisados. Nas últimas duas décadas, estes quatro países elevaram grandemente suas participações na produção científica mundial. As duas economias asiáticas também foram capazes de obter elevações muito grandes em suas participações na produção tecnológica mundial, assim como reduzirem grandemente os hiatos de produtividade e renda per capita que as separam da economia industrial líder, os Estados Unidos. As duas economias latino-americanas, no entanto, seguiram na direção oposta. Tal fato coloca em xeque o pressuposto do modelo linear de que haveria uma relação mais ou menos direta entre o nível da produção de conhecimento científico de um país e sua produção de tecnologias ou inovações. O artigo conclui-se com apresentação de algumas implicações desta análise para as políticas de C&T de países em desenvolvimentoengAcesso AbertoTechnological Learning Systems, Competitiveness and DevelopmentDiscussion Paper 138 : Technological Learning Systems, Competitiveness and DevelopmentSistemas tecnológicos de aprendizagem, competitividade e desenvolvimentoWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumReproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.Desenvolvimento tecnológicoEconomias retardatáriasCiência e Tecnologia (C&T)Processos tecnológicosProdução tecnológica