Schettini, Bernardo Patta2014-10-022014-10-022014-08http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3158Este artigo estima a eficiência técnica relativa dos municípios brasileiros na educação pública por meio da técnica DEA, aliada a regressões tobit e com o auxílio de métodos de reamostragem. O método jackstrap possibilitou chegar a escores de eficiência robustos, enquanto o bootstrap viabilizou estimar o viés destes índices. Com efeito, estimativas kernel das densidades evidenciaram alterações notáveis na distribuição da eficiência. A análise econométrica contou com o algoritmo que corrige a correlação serial dos escores. Conforme esperado, os fatores ambientais alteram de maneira relevante a dispersão da eficiência no Brasil. Em um passo final, foram implementados testes de comparação de grupos baseados em informações referentes a certas práticas de gestão na área da educação pública.porAcesso AbertoEficiência técnica dos municípios brasileiros na educação pública: escores robustos e fatores determinantesTexto para Discussão (TD) 2001: Eficiência técnica dos municípios brasileiros na educação pública: escores robustos e fatores determinantesTechnical efficiency of Brazilian municipalities in public education: robust scores and determinantsWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Licença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Eficiência técnicaEnsino fundamental públicoPráticas de gestão