Ribeiro, Márcio BrunoConceição, Júnia Cristina Péres Rodrigues da2019-11-202019-11-202019-10http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9470Este trabalho tem como objetivo verificar a relação existente entre o produto interno bruto (PIB) do setor agrícola, o crédito rural e o investimento em infraestrutura de transportes no período 1999-2015. Para tanto, foi utilizada a metodologia de séries temporais aplicada a dados trimestrais, com a estimativa de um modelo vetorial de correção de erros (VECM, na sigla em inglês) e a realização de testes de causalidade de Granger (1969). Os resultados da estimativa do modelo apontaram a existência de uma relação de longo prazo negativa, mas com baixo impacto econômico, do investimento público em infraestrutura sobre o crédito rural e o PIB agrícola. Os resultados dos testes de causalidade evidenciaram a precedência temporal do PIB agropecuário para o crédito e o investimento público em infraestrutura, bem como do PIB agropecuário e do investimento público em infraestrutura para o crédito. Esses resultados sugerem que o crescimento do PIB agrícola teve o potencial de alavancar a demanda por crédito rural e por investimentos em infraestrutura. Por sua vez, no longo prazo, a concorrência por recursos entre os financiamentos da produção rural e dos investimentos públicos em infraestrutura resultou em impacto negativo sobre o setor agrícola.porAcesso AbertoO Papel do crédito rural e da infraestrutura de transportes para o desenvolvimento da agricultura brasileiraTexto para Discussão (TD) 2521 : O Papel do crédito rural e da infraestrutura de transportes para o desenvolvimento da agricultura brasileiraWorking paperInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Desenvolvimento AgropecuárioAgricultura ComercialCrédito RuralInfraestrutura do TransporteLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Crédito ruralInfraestrutura de transportesPIB agrícola