Castro, Newton Rabello de2016-03-312016-03-311986-12http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6090Um modelo para a determinação da demanda derivada por óleo diesel, no setor de transporte de carga, é especificado e estimado para uma dada estrutura de preços. Na especificação, incorporaram-se variáveis relativas a produção agrícola e industrial, à população e aos salários. O modelo é estimado com dados tipo cross-section para o ano de 1980, obtidos para 437 zonas de tráfego do país. Os resultados revelaram que a demanda por diesel é sensível principalmente a salários (médio e total), apresentando uma elasticidade quase unitária (E = 0,9) com relação ao salário total (população constante e salário per capita variando). Segue-se em importância a produção agropecuária com uma elasticidade igual a 0,3. O valor especifico dos produtos agrícolas também afeta significativamente a demanda por diesel (r = 0,6), enquanto a produção industrial tem menos impacto (E = 0,1).porAcesso AbertoProdução, distribuição e consumo : determinantes da demanda derivada por transporte e energiaJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas EconômicosLicença ComumÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).Produção industrialDistribuição de rendaSetor de transporteSetor de energiaÓleo dieselDemanda derivada