Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de2015-08-172015-08-172014-06http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4178Este trabalho visa identificar os principais determinantes dos resultados escolares dos alunos, em especial, daqueles discentes de escolas públicas que apresentam as piores e as melhores proficiências em testes padronizados na primeira e segunda fase do ensino fundamental no Brasil. A pesquisa traz como elementos diferenciados nesta temática de estudo no país, a análise dos efeitos de programas de reforço de aprendizagem e do hábito de leitura dos discentes sobre o desempenho escolar. Para atender a tais objetivos, são utilizados os microdados da Prova Brasil 2011 e a regressão quantílica, método econométrico que permite compreender os efeitos das variáveis explanatórias sobre o desempenho escolar dos alunos para os n-ésimos quantis da distribuição condicional. Os resultados centrais da pesquisa apontam que a existência de programas de reforço escolar não se mostra determinante para os resultados dos alunos, sobretudo, para aqueles do 5o ano do ensino fundamental. Além do mais, a falta de hábito de leitura do estudante é um fator que contribui para a redução do seu desempenho escolar.porAcesso AbertoDeterminantes dos piores e melhores resultados educacionais dos alunos da rede pública de ensino fundamental no BrasilDeterminants of the worst and best academic results of students from public elementary school in BrazilDeterminantes de los peores y de los mejores resultados escolares de los estudiantes de las escuelas primarias públicas en BrasilDéterminants des pires et le meilleur résultats scolaires des élèves des écoles publiques primaires au BrésilJournal articleInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Educação. TreinamentoLicença ComumÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Exames padronizadosPrograma de reforçoHábito de leituraRegressão quantílica